Volkswagen Gol III (1999-2005)


Mil, novecentos e noventa e nove marcou a entrada da Geração III, na verdade uma remodelação estética da segunda geração. Faróis e grades entravam no padrão mundial VW e a traseira do Gol ficava mais lisa e arredondada. A Saveiro com nova frente só apareceu em 2000. Por dentro, o painel também mudou. E totalmente. O quadro de instrumentos ganhou iluminação azul. Mas a qualidade dos plásticos caiu.

Tal como o primeiro Gol, que não saiu de linha quando apareceu a nova carroceria em 1994, a "Geração II" continuou sendo fabricada até 2005 com o nome de Special, quando saiu de cena junto com a própria "terceira geração".

Em junho de 2000, para aproveitar a nossa confusa política tributária, eram lançados o Gol e Parati 1.0 16V Turbo. Na época os motores 1.0 pagavam menos imposto e a Volkswagen viu uma ótima oportunidade para oferecer um popular com alto desempenho. Quando o Polo surgiu em 2002, o governo mudou as regras e reduziu o imposto dos modelos 1.6. O Gol Turbo foi sumindo aos poucos. A Parati durou um pouco mais. O motor 1.8 do Gol ganhou umas férias. Em compensação, o Polo 1.0 16V saiu de linha recém-nascido, tornando-se um verdadeiro mico de mercado e de estratégia também.

Para a linha 2003, o Gol e seus irmãos ganharam novos pára-choques e uma aleta a menos na grade. A Parati sofreu mudanças na traseira que ficou parecida com as peruas do Golf e do Bora da época, desconhecidas do mercado brasileiro. Março daquele mesmo ano marcava mais um pioneirismo do Gol que passava a ser o primeiro carro movido a álcool e a gasolina. Era o início da era Flex. TOTALFLEX foi o nome escolhido pela Volkswagen. No final do ano era lançado o Fox com apenas duas portas.

A partir de então o Gol passou a competir no segmento de carros mais simples, voltados a frotistas e fiéis fãs do modelo. Voltou o motor 1.8, agora flexível. No início de 2005 o 1.0 também passou a ser TOTALFLEX.


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